Bom dia, 16 de abril de 2024
PUBLICIDADE

UFMA sediará Congresso sobre Tubarões e Raias do Litoral Amazônico

Publicado em: 15/07/2019 12:00

Será realizado, entre os dias 8 e 12 de setembro, no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão, o Congresso Internacional Sobre Tubarões e Raias do Litoral Amazônico, organizado pelo Grupo de Estudos de Elasmobrânquios do Maranhão do Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFMA.

Até o dia 31 de julho, as inscrições custam R$ 100, para estudantes e R$ 150, para profissionais. Após essa data, haverá reajuste no valor, conforme tabela disponível no site do evento.

A programação terá início no dia 8, domingo, às 8h30, com a realização de minicursos e vai até as 18 horas. Já às 18h30, ocorrerá a solenidade de abertura. Entre os dias 9 e 12, haverá palestras, apresentações orais, mesas-redondas, oficinas e sessões de pôsters. A programação completa também está na página do congresso.

Saiba mais

A costa norte do Brasil é considerada hotspot de conservação global de Chondrichthyes, apresentando áreas de berçário e uso de diversos habitats por espécies ameaçadas e/ou endêmicas. Muitas espécies fazem migração ao longo dos rios e zona costeira, e suas populações se movimentam para áreas além dos limites geopolíticos, tornando extremamente necessário o esforço entre os países da região amazônica, com mútua cooperação para que as legislações não entrem em choque e o manejo adequado siga um fluxo contínuo tanto no litoral como nas bacias hidrográficas.

Nesse cenário, a troca de informações e o desenvolvimento coordenado de pesquisas científicas entre os países da região amazônica são fundamentais para ampliar os conhecimentos sobre a condrofauna nesse bioma e, assim, propiciar a elaboração de planos estratégicos para a sua conservação. Dessa forma, entende-se que o evento com pesquisadores de toda a região amazônica será um marco para a pesquisa de conservação dos recursos pesqueiros desse bioma.


Fonte: Denis Lima/Direto da Redação - ASSCOM


Comentários






Portal Destaque do Maranhão



Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.


Desenvolvido por:
c2 tenologia web