Coriza, tosse, cansaço e dores no corpo estão entre os sintomas mais comuns da gripe, que costuma se espalhar com mais facilidade durante esta época do ano. Segundo o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório causada pelo vírus influenza, altamente transmissível.
Atualmente, existem quatro tipos de vírus influenza: A, B, C e D. Os tipos A e B são os principais responsáveis por epidemias sazonais, sendo o tipo A também causador de grandes pandemias.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão registrou, nos últimos cinco meses, 979 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). As maiores concentrações de notificações estão em São Luís, Imperatriz e Pinheiro. A faixa etária mais atingida vai de crianças com menos de 1 ano até os 11 anos de idade.
Um boletim recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que 14 das 27 capitais brasileiras estão em nível de alerta ou alto risco para a SRAG, com tendência de crescimento a longo prazo. São Luís está entre elas. Ainda segundo o boletim, as internações causadas pelo vírus influenza cresceram em várias regiões do país, atingindo principalmente jovens, adultos e idosos.
A Secretaria de Estado da Saúde ressaltou medidas para prevenir os casos leves da SRAG:
“A SES recomenda a adoção de medidas não farmacológicas para a prevenção de casos leves e moderados de SRAG como o uso de máscaras e evitar locais fechados para pessoas com sintomas gripais, a higiene frequente das mãos e a ventilação adequada dos ambientes são fundamentais para reduzir a transmissão de vírus respiratórios — especialmente entre as crianças, que constituem um grupo mais vulnerável.”