Familiares de Maria Soares Pereira, idosa de 89 anos que morreu após um acidente no Circo Mundo Mágico nesta terça-feira (6), alegam negligência por parte da administração do local. O incidente ocorreu no elevador destinado a idosos e cadeirantes durante uma apresentação em São José de Ribamar, na Grande São Luís.
De acordo com relatos da neta da vítima, que acompanhava a avó no momento do acidente, o equipamento estava sendo operado por uma adolescente sem a presença de profissionais do Corpo de Bombeiros para supervisionar o uso. O elevador chegou à altura máxima quando o cabo cedeu, fazendo com que ambas caíssem.
Maria sofreu ferimentos graves e recebeu os primeiros socorros da equipe do circo, sendo transportada consciente para um hospital particular. Os médicos constataram a necessidade de transferência imediata para a UTI devido à gravidade das lesões.
A família afirma que os responsáveis pelo circo se comprometeram a arcar com os custos da transferência, mas após 24 horas do acidente, a idosa ainda não havia sido transferida.
"Fui à tesouraria do hospital perguntar por que ainda não tinha subido para a internação na UTI, porque, se foi pedida uma internação, era para subir. No entanto, um dos responsáveis, que disse ser apenas genro do dono do circo, precisava fazer esse pagamento e não tinha feito. Por isso, ela não tinha subido", relatou a neta da vítima.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Maranhão. Segundo familiares, a idosa deixou filhos, netos, bisnetos e um tataraneto. Questionado pelo g1, o circo Mundo Mágico disse apenas que a idosa sofreu uma 'queda do elevador', sem dar detalhes. A família aguarda esclarecimentos sobre as circunstâncias do acidente e medidas que serão tomadas em relação ao ocorrido.
Em nota, o Circo Mundo Mágico lamentou o ocorrido e informou que os espetáculos estão temporariamente suspensos.
“Os representantes legais do Circo Mundo Mágico, em virtude do compromisso com a transparência e a comunicação responsável, vêm a público esclarecer os detalhes do incidente ocorrido no dia 6 de maio de 2025, durante uma apresentação nas dependências do circo, em São José de Ribamar.
A Sra. Maria Soares Pereira, de 89 anos, sofreu uma queda ao utilizar um elevador interno. Ela foi prontamente socorrida pelas equipes de apoio e encaminhada com agilidade ao Hospital São Domingos, onde recebeu atendimento médico. Apesar dos esforços das equipes de saúde, infelizmente, a Sra. Maria não resistiu.
O Circo Mundo Mágico lamenta profundamente o ocorrido e está prestando toda a assistência necessária à família da vítima, oferecendo suporte emocional e estrutural neste momento de dor.
Informamos que toda a documentação exigida pelas autoridades competentes para o funcionamento do circo está regularizada e em conformidade com as normas vigentes.
Em respeito à família e até a conclusão das investigações, os espetáculos programados para os próximos dias estão suspensos.
Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar do público, seguindo rigorosamente os protocolos exigidos pelas autoridades. Permanecemos à disposição das autoridades para colaborar com as investigações e fornecer todas as informações necessárias à elucidação do caso.
Por fim, reafirmamos nosso respeito ao público e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.”
Em nota, o Pátio Norte Shopping também lamentou pelo ocorrido e se solidariza com as vítimas, mas não afirmou se manterá as apresentações do circo.
Leia a nota abaixo:
"A administração do shopping lamenta profundamente os últimos acontecimentos e se solidariza com a família. Informamos que o circo suspendeu as atividades por tempo indeterminado. Assim que foi acionado pela equipe de Brigada do circo, o shopping prestou toda a assistência até a chegada do SAMU. Desde o início, estamos à disposição das autoridades competentes, a fim de colaborar com o que for necessário"