Promover a criatividade entre profissionais de saúde, pacientes e seus acompanhantes são o objetivo da Oficina de Fotografia “Olhar para Além da Doença”, ofertada no Hospital Regional “Dr. Everaldo Ferreira Aragão”, em Caxias. A oficina ganhou uma segunda edição e será realizada nesta sexta-feira (25) na unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Localizado na BR-316, o Hospital Regional de Caxias é referência para atendimento hospitalar aos municípios da Região Leste Maranhense. Durante a Oficina de Fotografia, os alunos são convidados a utilizarem a câmera do celular para produção fotográfica lúdica e artística.
"A oficina tem como objetivo possibilitar a experimentação a partir de técnicas fotográficas básicas. Estimular os participantes a perceber o ambiente de forma singular, ampliando o olhar para as vivências de sofrimento passíveis de ser significadas e ressignificadas nessa experiência", disse a psicóloga do hospital, Carla Matos.
A primeira edição da oficina aconteceu no último dia 10 de abril na recepção da UTI e reuniu cerca de 30 participantes. Após a apresentação da estratégia, os participantes foram convidados ao exercício da observação com a posterior exposição das fotografias.
Para que a oficina alcançasse o seu objetivo máximo, o fotógrafo David Sousa participou como apoiador. "A gente sabe que uma máquina profissional não é acessível a todos, porém o celular todo mundo tem. Então, a gente quer desenvolver esse trabalho também para trazer uma mudança ns rotina das pessoas. A oficina também traz esse lado social, de desenvolver a criatividade, fotografando e registrando seu ambiente", disse.
A assistente administrativa do Hospital Regional de Caxias, Lucimar Maria da Conceição dos Santos, foi uma das participantes na primeira edição da iniciativa. "É algo muito louvável e importante. Gostei demais! Eu acredito que não só eu, mas todos os presentes, todos que estavam aqui e que puderam ver participar gostaram da experiência", comentou.