Equipes do Programa Saúde na Escola, das Secretarias Municipais de Educação, Ciência e Tecnologia e da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Caxias (MA), realizaram, nesta terça-feira (21), a entrega de absorventes em 29 escolas, da rede municipal de educação de Caxias. A iniciativa faz parte das ações do Programa Dignidade Menstrual, executado pelo Governo Federal desde 2023.
“Essa ação faz parte do programa do Governo Federal, que beneficia adolescentes no período menstrual. Nesta segunda remessa, iremos contemplar todas as adolescentes matriculadas na rede municipal, além de estudantes de escolas da rede estadual. A partir de agora, será feito um cadastro das adolescentes em um sistema, e a entrega será realizada nas farmácias populares, com base nos critérios estabelecidos pelo Governo Federal”, explicou Joselma Lopes, coordenadora do Programa Saúde na Escola da Semect.
Mais de 1.600 estudantes foram contempladas nesta etapa. Foram distribuídas, nas escolas, 352 caixas, totalizando 11.880 pacotes de absorventes higiênicos entregues.
O absorvente é um item de higiene íntima feminina essencial para as pessoas que menstruam. Têm direito ao kit as alunas com idades entre 10 e 49 anos, cujas famílias estão inscritas no CadÚnico e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
A coordenadora do Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Saúde, Shirley Almones, destacou a importância da entrega dos absorventes.
“É uma questão de higiene. O programa promove saúde para essas mulheres. Desde a adesão do programa pelo município, já entregamos mais de 40 mil pacotes de absorventes para estudantes de escolas das zonas urbana e rural”, afirmou.
“Estamos aqui recebendo este kit, que traz um pouco mais de dignidade ao corpo feminino nas escolas. Desde o ano passado, por meio do programa Saúde na Escola, temos trabalhado e realizado a entrega desse material. Assim que as estudantes chegarem à escola, estaremos organizando a entrega dos absorventes”, reforçou o tenente Barbosa, gestor da UIM Déborah Pereira Colégio Militar 2 de Julho.
A enfermeira da unidade de ensino, Mahely Barbosa, destacou a facilidade no processo de entrega dos absorventes a partir de agora.
“A estudante poderá acessar o site do Governo Federal, através do endereço www.gov.br, onde encontrará o passo a passo explicando, de forma simples, como essas mulheres poderão receber seus kits nas farmácias populares”, concluiu.