Natural de Timon, no Maranhão, a estudante Ivna Lohana, já fez história ao descobrir novos asteroides nos últimos anos, mas ela busca ir além: quer participar de um treinamento de astronauta, nos Estados Unidos, e pede ajuda para conseguir realizar esse sonho.
Atualmente com 20 anos de idade, Ivna segue como estudante de Licenciatura em Biologia e, em paralelo, se capacita no estudo das áreas ligadas à Astronomia.
Além dos asteroides, ela já havia descoberto cinco galáxias, até então inexistentes, pelo programa "Galaxy Cruise", desenvolvido pelo Observatório Astronômico Nacional do Japão. O programa transmite imagens do céu profundo por uma câmera que fica no Observatório de Mauna Kea, no Havaí.
O empenho na descoberta de corpos celestes rendeu uma premiação Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a aprovação no L'SPACE Academy, da NASA, e agora a oportunidade de realizar um treinamento como astronauta.
Segundo Ivna, esse treinamento proporciona o ensino de técnicas sobre hardware espacial, atividade aquática educacional e uma missão espacial. Tudo isso enquanto são apresentadas as oportunidades de carreira aeroespacial.
Nesse treinamento, também estão presentes profissionais do Space, que incluem astronautas, engenheiros, cientistas e tecnólogos da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço e da Agência Espacial Europeia.
No entanto, para conseguir ir ao treinamento, ela precisa de recursos para hospedagem, transporte, alimentação, dentre outras despesas. Ao todo, ela calcula que o custo será em torno de R$ 9 mil. Por isso, criou uma vaquinha online para arrecadar o valor, já que atualmente ela não possui renda.
"Criei essa vaquinha para conseguir ir ao Treinamento de Astronauta do Space Camp em colaboração com Rocket Center- Center da NASA, localizado em Huntsville-Alabama (Estados Unidos). Fui agraciada com uma bolsa de estudo espacial do programa, para a expedição de 2026", explica a estudante.