De Olho na Notícia
Data: 16/01/2025 08:24
Caxias registrou o primeiro caso de malária confirmado em 2025 no município. O portador da doença é um homem de 20 anos que a contraiu enquanto estava na Guiana Inglesa, país localizado na costa da América do Sul.
De acordo com as investigações do caso, o paciente vivia em área de garimpo no país e a suspeita é que tenha contraído a doença naquela região. Ao retornar para o Maranhão com os sintomas, ele foi levado para o laboratório da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) na cidade. Após fazer o teste da lâmina, foi constatada a doença.
O paciente já iniciou os tratamentos e está em observação. Natanael Reis, diretor da UVZ da cidade, explica os cuidados que estão sendo tomados para que o homem não transmita a doença para mosquitos Anopheles, transmissores da arbovirose.
“Vamos ter seis lâminas de verificação da cura e nelas pode ser que ele tenha uma rescindida ou mais de uma. Nós vamos estar sempre acompanhando o paciente para que ele não seja um portador em eficiência”, disse Natanael.
No ano passado, Caxias registrou três casos de malária. A doença tem cura e o tratamento pode ser realizado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, ela pode evoluir para formas graves se não for diagnosticada e tratada da forma adequada.
Duas pessoas são presas por homicídio e ocultação de cadáver em Buriticupu
Data: 20/01/2025 09:04
Continuar lendoCaxias registra 1º caso de malária em 2025
Data: 16/01/2025 08:24
Continuar lendoPolícia investiga execução de homem dentro de ambulância em Caxias
Data: 14/01/2025 18:26
Continuar lendo