Bom dia, 25 de abril de 2024
PUBLICIDADE

Maranhão vai receber 48.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca

Publicado em: 30/11/-0001 12:00

O Maranhão vai receber 48.500 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. As doses foram liberadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, na tarde deste sábado (23) e em seguida, foram enviadas ao Ministério da Saúde, que deverá fazer a distribuição.

O secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, informou o lote com as doses deve chegar às 12h25 deste domingo (24) no estado. Segundo Lula, a distribuição das doses será feita ao longo da semana por meio de critérios que serão definidos com os municípios. O governo também vai ofertar seringas e agulhas para a vacinação.

Entre os estados do Nordeste, o Maranhão será o quarto a receber a maior quantidade de doses. Os três primeiros são os estados da Bahia, Pernambuco e Ceará.

Os dois milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, produzidas no Instituto Serum, na Índia, chegaram ao Brasil na sexta-feira (22). Em seguida, elas foram levadas de avião para a sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, onde passaram por um processo de análise de segurança desde a madrugada. O procedimento é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Campanha de vacinação

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Maranhão começou na segunda-feira (18), com uma cerimônia símbolica no Palácio dos Leões, sede do governo. Ao todo, o estado recebeu 164.240 doses da vacina CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com Instituto Butantan.

Ao todo, 78.223 maranhenses deverão tomar as primeiras doses da vacina, tendo direito a duas doses cada. Uma reserva técnica foi feita pelo Ministério da Saúde para garantir que todas as pessoas do público-alvo tenham acesso as doses.

Por conta da quantidade reduzida de vacinas, a campanha vacinação deve seguir etapas, onde serão priorizados determinados grupos.

 

Quem será vacinado no Maranhão?

 

A vacinação fica a cargo das prefeituras e deve seguir o calendário determinado pelo Ministério da Saúde. Na primeira fase, os grupos prioritários são:

  • Trabalhadores da Saúde;
  • Idosos (que estão em asilos ou abrigos com mais de 60 anos);
  • Pessoas institucionalizadas com deficiência;
  • Indígenas em terras próprias.

 

Entretanto, não há vacina para todos os que estão nesses grupos prioritários. Cada município vai definir as regras dentro desses segmentos acima.

Em São Luís, a campanha de vacinação também será dividida por fases, com duração de sete semanas cada, segundo o Plano Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Veja, abaixo, quem será vacinado em cada etapa:

 

  • Primeira etapa - Parte 1: Profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra Covid-19 e idosos com mais de 60 anos que estão em asilos ou abrigos.
  • Primeira etapa - Parte 2: (com data ainda a ser divulgada): Demais profissionais de saúde
  • Segunda fase: Pessoas em geral acima de 60 anos
  • Terceira fase: Inicialmente, serão vacinadas pessoas que apresentam alguma comorbidade. Entretanto, segundo a Semus, outros grupos também devem ser vacinados na terceira fase como trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente severa, membros das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo, transporte aéreo, transportadores rodoviários de carga, população privada de liberdade e pessoas com deficiência permanente e população em situação de rua.

Fonte: G1 MA


Comentários






Portal Destaque do Maranhão



Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.


Desenvolvido por:
c2 tenologia web