A vitória histórica em Caxias (MA) coloca Fábio Gentil no cenário político estadual. O Jornal 'O Estado do Maranhão' e a 'TV Mirante' deram ampla cobertura à expressiva vitória de Fábio Gentil em Caxias. O político ganhar de forma determinante, uma grande projeção política estadual.
Uma vitória histórica, que fez o Maranhão voltar as atenções para Caxias (MA). No último domingo (15), a cidade de Caxias (MA) no leste do Maranhão, há 370 km da capital São Luís (MA), viveu um momento que entrou para a história do município. Após finalizada a apuração dos votos, Fábio Gentil (Republicanos), que compôs chapa com Paulo Marinho Jr (PL), entrava para a história da 'Princesa do Sertão', ao emplacar a maior vitória já aplicada por um candidato em toda a história do município.
Os caxienses deram um sonoro recado nas urnas e mostraram quem estar com a força política do município. Foram 62.075 mil votos, o que representa percentualmente 78,17%, o correspondente a 51.741 mil votos de diferença para Adelmo Soares (PCdoB) candidato apoiado pelo grupo Coutinho (segundo colocado) com 10.334 votos (13,01%). Fábio Gentil ganha com um percentual jamais alcançado por um político na história de Caxias (MA). Os demais candidatos cumpriram tabela: Constantino Castro (PTB) com 3,49% e 2.773 votos; Júnior Martins (PSC SUB JUDICE) com 3,28% e 2.604 votos; Cesar Sabá (MDB) com 1,21% e 959 votos; Prof Arnaldo Rodrigues (PSOL) com 0,45% e 357 votos; AJ Alves (DC) com 0,24% e 192 votos; Luciano Aldrin (REDE SUB JUDICE) com 0,14% e 112 votos.
Seria uma vitória comum, se fosse apenas sobre um candidato, mas Fábio Gentil superou 07 candidatos e fez história. A conquista coloca Fábio Gentil como a maior liderança regional e um dos políticos mais influentes do Maranhão, superando Humberto Coutinho, que até então era o único a ter conseguido se reeleger em Caxias. Mas Fábio Gentil sai muito maior que Humberto Coutinho, que por muitos anos foi sinônimo de sucesso político em Caxias e no Maranhão. Fabio Gentil superar o grupo Coutinho, que ficou esfacelado após a derrota. A desorientação política do grupo adversário, ainda não foi compreendida por observadores da política.
O fator Zé Gentil
A vitória de Fábio Gentil tem ingredientes com conotações emocionais e de referência política. Zé Gentil, pai de Fábio Gentil foi a grande referência política do prefeito reeleito. Zé Gentil que havia sido eleito Deputado Estadual há menos de 2 anos para a 19ª legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão, era a figura política mais próxima de Fábio Gentil. A perda do pai, vítima da covid-19 em 15 de junho de 2020, interfere no processo eleitoral de modo decisivo. Pois, a tristeza pela perda da referência política e moral, se transformou em combustível e energia para às caminhadas, reuniões, motorreatas e carreatas, sempre com grandes mobilizações.
Fábio Gentil esteve focado em não apenas vencer, mas vencer bem. E, o resultado não foi diferente. A primeira coisa que Fábio Gentil fez ao ganhar as eleições, foi oferecer a Zé Gentil a vitória nas urnas. Aliás, Zé Gentil foi um dos políticos mais respeitados do Maranhão. Em sua última e rápida passagem pelo legislativo estadual, o parlamentar chegou aclamado com 62.364 (1,92%) com o apoio de Fábio Gentil, sendo que só em Caxias foram 31.484 votos, a maior votação da história do município dada a um Deputado Estadual.
Como é possível perceber, a família Gentil tem conseguido tanto bater marcas históricas no campo da política local, quanto também crescer de forma expressiva na política regional ao prestar apoio a prefeitos de cidades do raio de atuação e interferência direta de Caxias, conseguindo projeção no estado do Maranhão. Fábio Gentil chega ao final de 2020 maior, e a vitória esmagadora em Caxias envia uma mensagem ao Maranhão. Em discurso no momento de comemoração da vitória, ele disse que a vitória em Caxias é uma 'mensagem do povo de Caxias para o Maranhão'.
Nos braços do povo
Fábio Gentil se tornou uma conquista dos caxienses. Exibido como um troféu pela população, o gestor se transformou em símbolo de concretização de uma esperança depositada pela população ainda em 2017, ano em que os caxienses se redescobriram com o poder de escolher o futuro da própria cidade, tirando o poder político de um grupo que já estava há mais de 12 anos à frente do município.
A vitória do povo
Fábio Gentil e Paulo Marinho Jr em 2017, quando tiveram a aprovação popular 39.171 votos, o correspondente a 50, 79% dos votos válidos, fizeram uma escolha que seria a mais acertada, administrar para todos os caxienses, sem exceção, tanto para quem votou neles, quanto para quem não votou. A decisão rompia com a antiga política de perseguições existentes em governos marcados pela centralização política. Fábio Gentil inaugura a fase da gestão eficiente e com entusiasmo, onde o gestor dialoga com a população, e, antes de realizar o desejo da comunidade, ela é escutada.
Uma vitória nunca é por acaso. No dia 15 de novembro 2020, assim que terminou de votar, Fábio Gentil disse: 'Nunca foi sorte, sempre foi Deus'. A frase por até remeter a uma música de sucesso no período das eleições, mas ela representa também, a tônica de uma gestão marcada por realizações.
A vitória do trabalho
Quando assumiu em 2017, Fábio Gentil encontrou um município com as contas públicas arrasadas e a infraestrutura muito carente de cuidados. Eram ruas cheias de lixo e esburacadas; fornecedores em atraso; rombo nas contas públicas, mais de R$ 100 milhões só no Caxias PREV, além de funcionários fantasmas. Na saúde só se falava na 'maternidade da morte'; na educação faltava a valorização aos professores e aos alunos; o desemprego estava em alta e o comércio parado por falta de investimentos.
Todos esses desafios se apresentaram como o combustível necessário para que fosse formada uma equipe que atendesse dentro das prioridades do município. E, as transformações chegaram, começando pela redução de 33 para 12 o número de secretarias municipais, onde a gestão ganhou em eficiência e precisão. Com uma equipe enxuta, Fábio Gentil, passou a perseguir tudo aquilo que prometeu em seu plano de governo.
Ao se aproximar dos 4 anos de gestão, Fabio Gentil consegue nas urnas a consagração, por meio da resposta do povo, e vai concluindo sua primeira gestão com a sensação de 'dever cumprido', como ele mesmo disse em entrevista. A cidade tem uma população mais otimista, o sorriso voltou ao rosto dos caxienses, e, o mais importante, tem uma população passou a gostar ainda mais da cidade onde vive. O orgulho de dizer que mora na “Princesa do Sertão”, na terra dos poetas, da Guerra da Balaiada e, agora, na terra do Mirante da Balaiada e do Natal Iluminado, pode ter certeza, tem a participação de Fábio Gentil e seu grupo político, que dialoga com Câmara Municipal, onde busca a harmonia política.
O ‘Cabeludo’, como também é conhecido disse: ‘tenho orgulho de chegar em 2020 dizendo que o que prometi estou cumprindo’. Fábio Gentil, é um dos gestores do Maranhão que mais realiza obras estruturantes com a utilização de recursos próprios, isso mostra que a capacidade de gestão em tempos adversos, foi importantíssima para que ele criasse caixa, para tocar obras, independente do Governo do Estado e do Governo Federal. A cidade se transformou em um canteiro de obras, desde o início de 2017, e não parou até agora. Ou seja, a vitória nas urnas, é a vitória do trabalho incansável.
Saúde
Na saúde a gestão contratou médicos, acabou com as filas nas Unidades Básicas de Saúde e Atenção Especializada. Prestou cuidado às gestantes, implantou a Planificação (mudança em processos de trabalho), e hoje, Caxias é modelo para o Estado do Maranhão e para o Nordeste. O município recebeu prêmio nacional pela redução da mortalidade, e foi visitado por representantes de 18 estados brasileiros, estiveram em Caxias conhecendo a Planificação.
Todas as 37 Unidades Básicas de Saúde foram reformadas e equipadas. A 'maternidade da morte', foi transformada em ‘maternidade da vida’, local onde mais de 4 mil crianças nascem em média por ano, atendendo mulheres maranhenses de mais de 50 municípios, que são recebidas para terem seus bebês. Caxias exibe hoje um dos menores índices de mortalidade infantil, abaixo de duas casas decimais, abaixo da média nacional. Em 2018 foi registrado zero mortes maternas pela primeira vez, desde 2016, e esta marca tem se estendido. Há mais de 2 anos não se tem registro de morte materna na Maternidade Carmosina Coutinho de mães caxienses.
A gestão municipal reabriu o conhecido Hospital Geral e o transformou em Complexo Municipal de Saúde atendendo quase 60 municípios maranhenses. Foram adquiridas novas ambulâncias, os profissionais foram qualificados.
Caxias é uma das cidades que mais bem enfrenta a Pandemia no Maranhão. Foram instaladas cabines de desinfecção; montadas barreiras sanitárias; confecção de máscaras para a distribuição gratuita numa parceria entre Secretaria de Assistência Social e Saúde; além disso, a Prefeitura alugou um hospital de Campanha e abriu 20 leitos de UTI, sendo 10 no hospital de Campanha e 10 leitos no Complexo Municipal de Saúde. Outras ações, foram: desinfecção de agências bancárias, colocação de tendas em frente às agências bancárias, colocação de lavatórios portáteis, tótens com álcool em gel, além da testagem em massa da população. Dos pouco mais de 5.295 casos confirmados, 4.707 foram recuperados. Um total de 26.226 pessoas foram testadas; 118 óbitos por covid-19; e, 52 pessoas encontram-se em internação hospitalar com dados de 16 de novembro de 2020. Caxias conta hoje com mais de 70 leitos disponíveis ao todo para assistir aos caxienses, o que demonstra, que mesmo com a notícia de uma segunda onda, a situação está controlada no município, no que se refere à ocupação de leitos.
Educação
Na educação foi implantado o primeiro livro didático infantil da história de Caxias, investindo mais de R$ 1,5 milhão de reais; mais de 100 escolas foram reformadas, construídas e ampliadas; a gestão aumentou os salários dos professores; realizou a capacitamos dos manipuladores de alimentos, e, graças ao fornecimento de merenda escolar balanceada com orientação nutricional, mais de 6 milhões de refeições são servidas aos alunos por ano. Além disso, foram ampliadas para mais de 80, o número de rotas do transporte escolar, que assiste mais de 7 mil alunos na zona urbana e rural.
Todo investimento repercutiu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que atingiu 4.8 em 2019, acima do estabelecido pelo Ministério da Educação que era de 4.5. Pouco mais de 20 mil alunos existiam na rede municipal de educação em 2017 quando Fábio Gentil assumiu. Esse número subiu, e agora em 2020 são mais de 33 mil alunos que foram incorporados à rede, graças ao trabalho de busca ativa.
Nos últimos meses além das reformas de escolas, substituição de escolas de palha por escolas feitas com telha e tijolo, dando condições dignas de ensino aos alunos, a gestão municipal também adquiriu mais de R$ 6 milhões de reais na compra de mobiliário escolar. E, durante a Pandemia, com a interrupção das aulas presenciais, as famílias receberam Kits de alimentação escolar, como forma de fazer distribuir a merenda escolar às famílias, uma vez que os alunos estavam em casa.
Cultura Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude
A junção de pastas foi uma das formas utilizadas por Fábio Gentil para enxugar a máquina e dar dinamicidade ao trabalho. A gestão, conseguiu realizar os jogos escolares de maior participação de jovens já vista. Ano passado formam mais de 2 mil participantes. Foram 63 escolas participantes, onde os alunos competiram em 17 modalidades esportivas.
Ações voltadas ao Turismo e à Cultura são implementadas constantemente. O São João que a gente quer e o Carnaval quer a gente quer, são eventos que batem recordes de público, sempre com a valorização da cultura maranhense e caxiense.
Mesmo agora durante a Pandemia, o município de Caxias realizou lives transmitidas pela internet para ajudar os artistas caxienses no São João que a gente quer em casa, contemplando 90 artistas e bandas.
A Feirinha da Gente foi outra novidade que ganhou os corações dos caxienses. Todos os domingos, a Praça Vespasiano Ramos é o ponto de encontro, onde é possível
O Natal Iluminado é um outro evento que tem movimentado o cenário cultural, pois artistas locais e regionais têm participação garantida. As luzes emitidas da cidade de Caxias têm encantado turistas do Maranhão, de estados brasileiros e até de outros países. O Memorial da Balaiada, graças ao Mirante da Balaiada, conta agora com ampla visitação, com mais de 100 mil pessoas por ano. Antes, não passava de 20 mil. Estas são apenas algumas de tantas ações que buscam valorizar a cultura e o Patrimônio Histórico de Caxias que Fábio Gentil e sua gestão tiveram a sensibilidade de também prestigiar.
Uma das últimas conduções da cultura é a realização de editais para prestigiar os produtores culturais por meio da Lei Aldir Blanc. Caxias foi contemplada com R$ 1 milhão de reais.
Infraestrutura
Na infraestrutura, um dos primeiros desafios da gestão foi manter a cidade limpa, oferecendo coleta três vezes por semana. O trabalho tem dado certo, e hoje, 85% da cidade já conta com coleta de lixo semanalmente; a pavimentação de ruas na cidade permitiu que transformações importantes fossem realizadas. A Vila São José, antes chamada de 'inferninho' teve todas as ruas calçadas com piso intertravado, piso que foi levado para diversas ruas da cidade em diferentes bairros de Caxias.
A gestão recuperou mais de 500 km de estradas vicinais. Este trabalho segue constantemente. A gestão também inaugurou mais de 13 Sistemas de Abastecimentos de Água, dos 29 implantados, beneficiando as comunidades mais distantes.
O melhoramento das ruas é outra questão enfrentada. Atualmente estão sendo asfaltadas mais de 50 ruas em 13 bairros. Outras parcerias com o governo do estado também tornaram possível o asfaltamento de ruas em diversos bairros de Caxias, a exemplo do Residencial Eugênio Coutinho, Mutirão, Cohab, dentre outros. Além disso, a operação tapa buracos é uma ação constante da gestão desde o começo do governo.
Na sede do Município, foi implantado o transporte coletivo urbano e grandes obras foram e estão sendo executadas, a exemplo da Praça Dom Luís Marelim (concluída); Mirante da Balaiada (considerado o 5º ponto turístico mais belo do Brasil em 2019); mais de 20 praças entre reformadas e construídas foram entregues, sendo que em 08 delas, foram instaladas academia ao ar livre e internet gratuita.
O Natal Iluminado foi uma das grandes criações da gestão de Fábio Gentil. O evento atrai milhares de pessoas a cada ano ao município, tanto do Maranhão, de outros estados e até de outros países. Ainda na iluminação pública, a mais nova empreitada da gestão de Fábio Gentil, é trocar todas as luminárias comuns, por iluminação em LED. Mais de 3 mil unidades já foram trocadas, de um total de 18 mil pontos que precisam ser substituídos.
O governo investe mais de R$ 25 milhões de reais em grandes obras, uma delas é o Shopping da Gente para quase 300 permissionários. Os boxes serão distribuídos gratuitamente. A obra já está quase pronta. Mas além de grandes escolas que estão em construção, a gestão deve entregar nos próximos meses também o Centro de Iniciação Esportiva (CIE) para várias modalidades esportivas. Outra grande praça que está sendo finalizada para entrega é a Praça da Bíblia, que será entregue nos próximos dias.
Meio Ambiente
A gestão municipal tem realizado muitas ações na área ambiental, dentre elas: expedição de licenças de instalação, operação, extração mineral, autos de infração, notificações preliminares e apuração de denúncias. A proteção da APA do Inhamum, monitoramento de riachos, além de instalação de Ecopontos são incentivos que trazem mais sustentabilidade e conscientização aos caxienses.
Assistência Social
No campo da Assistência Social o cuidado foi desde às ações de assistência às pessoas em situação de rua até ao acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade social, idosos, dentre outros. O fortalecimento dos CRAS, CREA, casas de acolhimento, além da intermediação de ações como a redução da tarifa de energia elétrica para famílias e baixa renda e gerenciamento da concessão de benefícios sociais.
Agricultura
Na Agricultura foi destaque na gestão de Fábio Gentil, a captação de recurso federal na ordem de R$ 1 milhão e 600 mil reais, considerando as ocasiões em que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) beneficiou mais de 400 agricultores que forneceram quase 100 toneladas de alimentos que serviram a área da saúde em Caxias, pois estes alimentos são distribuídos junto à Assistência Social, entidades filantrópicas e área da saúde. Além disso, Projetos de Ovos Caipira, assistência técnica aos agricultores por meio do estabelecimento de parceria com a Embrapa, foram fundamentais para a construção de unidades de referência, que funcionaram como verdadeira escola para os agricultores que puderam melhorar sua produtividade.
Caxias conseguiu também um feito inédito. Pelo segundo ano consecutivo, a produção de melancia bateu Record, chegando em 2020 a atingir a maior produtividade por hectare do Brasil, com 76 ton/ha (toneladas por hectare).
Indústria e Comércio
A gestão municipal conseguiu adaptar o município para contar com todas as políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, por meio da Sala do Empreendedor e fomento aos pequenos negócios. A Sala do Empreendedor de Caxias, além de formalizar novos empreendedores, também auxilia profissionais de outras salas do Empreendedor, como fez com Coroatá.
Com mais de 2 mil atendimentos desde 2017, a sala elevou a quantidade de microempreendedores formalizados, mais de 400 novos, desde 2017. Atualmente Caxias conta com mais de 2 mil microempreendedores individuais.
O cuidado da gestão com diversos setores como: capacitação de donos de bares e restaurantes no balneário Veneza; capacitação de empreendedores do ramo de bolos, chocolates e ovos de páscoa; a realização do encontro empreendedor com empresas familiares descobriu o potencial turístico da Guerra da Balaiada.
Além disso, a Secretaria de Industria e Comércio criou a Sala do Empreendedor Digital, onde o microempreendedor tem acesso a todos os serviços que são ofertados em meio físico.
Trabalho e Economia Solidária
Ao longo dos 4 anos, o trabalho da gestão de Fábio Gentil teve forte atuação na área da abertura de oportunidades por meio da Secretaria do Trabalho e Economia Solidária, com a promoção, coordenação e incentivo às políticas públicas de geração de emprego e renda são seguidos pela. A pasta conseguiu fazer a seleção e intermediação de trabalhadores para o mercado de trabalho. Foram mais de 800 intermediações. Além disso, foram emitidas mais de 23 mil carteiras de trabalho de 2017 até agora.
A atração de empresas para a cidade gerou muitos empregos: mais de 400 somente em um hipermercado. Além de farmácias, lojas de cosméticos, concessionárias, empresas do varejo e lojistas de projeção nacional, apostam em Caxias (MA) como mercado promissor.
Finanças, Planejamento e Administração
O equilíbrio das constas públicas tornou possível ações que deram uma guinada na gestão de Fábio Gentil nos últimos 3 anos. O pagamento antecipado de aposentados e pensionistas, além de funcionários da ativa, é fruto de um controle dos gastos públicos. A autoestima da população também fez os caxienses pagarem mais impostos, a exemplo do IPTU, que foi transformado em obras públicas. A cidade exibe nas suas inaugurações a marca dos recursos próprios.
A conquista de planos de cargos, carreiras e salários para algumas categorias, a exemplo de procuradores e guardas municipais, dentre outras, deram à gestão do 'Cabeludo', um reconhecimento nunca antes visto, com planejamento e eficiência.
A realização do Concurso Público foi mais uma ação possível graças ao trabalho de alocação planejada dos recursos. Foram mais de 1.100 oportunidades abertas para ingresso no serviço público, sendo que mais de 70% já foram chamados.
O desafio mais recente da gestão de Fábio Gentil é regularizar mais de 80% da cidade de Caxias, por meio de um projeto de regularização fundiária. Quase 2 mil famílias nesta primeira etapa estão conseguindo o título da terra onde moram pela primeira vez em suas vidas, sendo que a maioria delas, não pagam nada pela legalização.
Pagamento em dia
O resgate da autoestima do caxiense também se dá por ações, que embora sejam obrigação do município, em Caxias acontece de forma diferenciada. O pagamento do funcionalismo público acontece de forma antecipada, dentro do mês em curso. Este mês de novembro, por exemplo, os funcionários receberam o pagamento do mês de novembro, no dia 10, ou seja, no início do mês, começando pelos aposentados e pensionistas e depois os funcionários da ativa. A gestão também paga em dia os fornecedores, antecipa o décimo terceiro salário.
Reconhecimento e novos compromissos - Fazendo mais e melhor!
A gratidão aos pais e o cuidado com o povo, foi um diferencial da gestão, que foi marcada pela racionalidade, mas também marcada pelo apelo emocional, pela aproximação das pessoas, pelo desejo de fazer diferente, de acertar.
Quando as últimas pesquisas, antes da eleição apontaram que Fábio Gentil estava com 73% de intenções de votos, muitas pessoas duvidaram que ele conseguiria contrariar as pesquisas, para cima. As urnas contabilizaram para o alto e Fábio Gentil chegou aos 78, 17%.
Fábio Gentil disse em campanha: 'em 2017, a esperança venceu o medo, e, em 2020 o amor vai vencer o ódio'. Frase cheia de significados, o recado nas urnas foi dado. A população praticamente aclamou o gestor municipal de Caxias, que agora se transformou na maior liderança regional, e uma das mais expressivas do Maranhão. Fábio Gentil, venceu mais do que uma eleição, venceu grupos políticos que há décadas estavam sedimentados em Caxias. A conquista também projeta a imagem de Fábio Gentil para todo o estado do Maranhão. Afinal, o gestor caxiense é bem relacionado e gosta de cultivar as relações diplomáticas, típicas de um chefe de estado.
Fábio Gentil sai maior do que entrou na campanha, sai gigante para entrar em seu 2º mandato ao lado de Paulo Marinho Jr, à frente de uma das cidades mais importantes do Maranhão, Caxias. Cidade que já elegeu vários governadores. O atual governador do Maranhão, nasceu politicamente em Caxias. Em 2020, a 'Princesa do Sertão' envia uma mensagem ao Maranhão! Em entrevista esta semana, questionado se pretende voos maiores na política estadual, Fábio Gentil foi disse: 'O que nós pensamos é em sempre oferecer ao nosso estado o que temos de melhor. Ajudar os prefeitos a governar é um compromisso nosso. Mostrar que é possível governar, com a participação popular. Fazer os prefeitos entenderem que somente com o povo se cresce, é um compromisso nosso. Nós estamos à disposição! Quem decide o caminho político local é o povo. Eu estou preparado para aceitar aquilo que o povo direcionar'.