Maranhão

Felino selvagem é flagrado andando pelas dunas dos Lençóis Maranhenses

26/10/2020 18:03

Operadores de turismo e turistas que visitavam os Lençóis Maranhenses neste fim de semana, flagraram um felino selvagem andando pelas dunas dos Lençóis Maranhenses, na região de Santo Amaro do Maranhão, cidade a 235 km de São Luís.

De acordo com Yuri Teixeira Amaral, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie se trata possivelmente de um gato-do-mato ou gato-mourisco (Leopardus tigrinus), felino comum na região. Entretanto, ele não descarta a possibilidade de se tratar de outro tipo de espécie, como a onça parda.

Brigadistas do ICMBio foram enviados à região para tentar identificar a espécie. Segundo Yuri Teixeira, a situação está sedo monitorada. A orientação é que ao avistar esses tipo de animal na área, turistas e operadores de turismo mantenham a distância.

Segundo o instituto, a recomendação é que a observação da fauna deve ser feita a distância e em silêncio. O órgão reforça que os felinos selvagens não representam risco aos humanos, desde que não sejam perturbados ou perseguidos, e que matar, perseguir e molestar os animais é crime.

 


Fonte: G1 Ma



Comentário




Copyright © Portal Destaque do Maranhão

Desenvolvido por: