Bom dia, 26 de abril de 2024
PUBLICIDADE

Policial militar acusado de agredir vizinho no interior do Maranhão cumprirá medidas cautelares

Publicado em: 30/11/-0001 12:00

A Justiça do Maranhão determinou que o policial militar Gilmar Antônio de Sousa cumpra, por 90 dias, medidas cautelares, após ele ter agredido o jovem Abraão Oliveira da Costa, no último dia 16 de setembro, no bairro Invasão, na cidade de João Lisboa, no Sudoeste Maranhense.

Abraão Oliveira foi agredido com socos e chegou a ficar desacordado. Segundo a família da vítima, por causa das agressões, o jovem precisa fazer uma cirurgia nos olhos, porque os socos provocaram o descolamento da retina. O PM teria agredido Abraão porque ele buzinou a moto na porta de casa, que fica ao lado da residência do policial.

A determinação das medidas cautelares contra o policial militar foi dada pela juíza Manuella Ribeiro, e atende à solicitação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) feita pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca, Fábio Henrique Meirelles Mendes.

As medidas incluem:

 

  • a proibição de manter contato com o agredido e os familiares deste,
  • a substituição das atividades de policiamento ostensivo por tarefas administrativas no âmbito da PM;
  • a restrição do uso da arma de fogo da corporação nas dependências da PM;
  • a proibição de levar a arma para casa;

 

 

Agressão

 

Consta nas investigações, que o motivo da agressão foi o fato de Abraão Oliveira ter buzinado na porta de casa, que fica ao lado da casa do policial militar, para que sua mulher saísse da residência e viesse ao seu encontro.

 

Ao ouvir a buzina, Gilmar se irritou e saiu de casa para reclamar. O PM aproximou-se de Abraão, retirou o capacete do jovem e desferiu um soco no rosto dele. A vítima caiu inconsciente no chão.

De acordo com o MP-MA, quando a mulher de Abraão pediu para Gilmar não agredir seu marido, o PM avançou em direção a ela para tentar agredi-la também. O PM voltou para casa, após o pai de Abraão pedir para o policial parar as agressões.

Abraão ficou desacordado e foi encaminhado ao Hospital Municipal de Imperatriz, apresentando visão turva, tontura e perda de memória.

Segundo a advogada de Abraão Oliveira, o jovem precisa fazer uma cirurgia com urgência, porque a pancada na cabeça provocou o descolamento da retina, além disso, o jovem está com problemas na memória.

 

“Às vezes ele fica bem, às vezes ele esquece das coisas que aconteceram, pergunta quem é ele. E em relação ao olho, ele vai ter que fazer uma cirurgia avaliada em R$ 13 mil. Ele tem uma espécie de buraco no olho, um descolamento de retina, algo assim, e estamos fazendo o possível pra que ele possa fazer a cirurgia mais breve, de acordo com o que o oftalmologista receitou”, relatou Jéssica Cardoso, que é advogada da vítima.

 

 

Investigação

 

Segundo informações do MP-MA, foi instaurado um procedimento investigatório sobre os fatos, determinando a realização imediata de exame de corpo de delito em Abraão, a tomada dos depoimentos dele e de testemunhas.

Também foi enviado um ofício ao Comando do 14º Batalhão de Polícia Militar para apurar a conduta do PM Gilmar Sousa.

 “O exame de corpo de delito demonstrou a existência de lesões na vítima provocadas pelo soco desferido pelo acusado. Além disso, o depoimento da companheira da vítima comprovou que o autor das lesões foi o ora representado. A vítima apresenta perda de memória recente em função do soco recebido”, relata o promotor de justiça, na manifestação ministerial.

Processos

 

De acordo com o MP-MA, Gilmar Sousa já respondeu a duas ações penais, ambas arquivadas. Atualmente, responde a outra, sendo que a audiência preliminar deve ocorrer em 14 de outubro.

 

“O representado, policial militar, além de ter duas ações penais arquivadas, mencionadas, possui uma terceira, com audiência designada para menos de trinta dias, o que, aliado ao cometimento, em tese, do crime de lesão corporal contra a vítima Abraão, nos autoriza, certamente, a um prognóstico de certeza de reiteração delitiva”, enfatiza o promotor de Justiça Fábio Henrique Meirelles Mendes.
 
 

 

 
 

Fonte: G1 MA


Comentários






Portal Destaque do Maranhão



Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.


Desenvolvido por:
c2 tenologia web