O Conselho Regional de Odontologia do Maranhão (CRO-MA) identificou, durante fiscalização realizada no último dia 20 de agosto, um técnico em prótese dentária que estaria exercendo ilegalmente a profissão de dentista na cidade de Presidente Dutra.
O CRO-MA chegou até a clínica após receber denúncia anônima sobre o exercício ilegal da profissão.
Durante a fiscalização, não houve de flagrante, pois o denunciado estaria atendendo pacientes na cidade vizinha de Dom Pedro. No entanto, a equipe do CRO-MA registrou imagens do local, ouviu profissionais presentes na clínica.
O Conselho também conversou com a mulher do técnico, a qual confirmou que o marido realizava procedimentos clínicos com base em sua experiência, o que, segundo o Conselho, configura confissão da prática de atividades exclusivas de cirurgiões-dentistas e proibidas a técnicos em prótese dentária.
Diante da situação, o CRO-MA registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e encaminhou o caso aos órgãos competentes para as providências legais.
O presidente do Conselho, Joaquim Gonçalves, destacou a importância do trabalho de fiscalização.
“É preciso continuar garantindo a valorização dos profissionais legalmente habilitados, pela segurança da população”, afirmou.