A Polícia Civil do Maranhão realizou, nesta sexta-feira (29), uma grande operação em Caxias que resultou na apreensão de mais de 2.500 munições de diferentes calibres, incluindo armamentos de uso restrito. A ação, conduzida pela 17ª Delegacia Regional após dois meses de investigação, foi autorizada pela 2ª Vara Criminal do município.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em um estabelecimento comercial e na residência de um dos investigados, no bairro Cangalheiro. No local, os policiais encontraram munições dos calibres 36, 32, 28, 38, 20, 6.35 e 12, além de projéteis de uso restrito, como .44, .40 e 9mm. O comerciante, de 52 anos, foi preso em flagrante.
Entre os materiais apreendidos estavam ainda quatro armas de fogo — um revólver calibre 38, uma pistola 6.35 e duas carabinas calibre .22 —, cerca de 500 frascos de pólvora, cartuchos vazios para recarga, espoletas, além de cigarros, medicamentos, celulares e mais de R$ 5 mil em espécie.
Segundo o delegado regional Jair Paiva, a operação representa um duro golpe contra o crime organizado na região.
“Todas essas munições alimentam as armas utilizadas por criminosos em Caxias e municípios vizinhos. Essa ação enfraquece diretamente o poder de atuação das facções. As investigações vão continuar para identificar outros envolvidos nessa prática ilegal”, afirmou.
A operação contou com o reforço da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Grupo de Pronto Emprego (GPE), do 1º Distrito Policial e da Delegacia do Adolescente Infrator (DAÍ).