Um caminhoneiro foi detido na tarde de sábado (23) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) transportando dois tatus-pebas abatidos, congelados e embalados em sacos plásticos. A apreensão aconteceu no km 667 da BR-222, em frente à Unidade Operacional da PRF em Açailândia, na Região Sudoeste do Maranhão.
Durante a abordagem, o condutor disse que estava sem carga, mas os policiais encontraram as caixas com os animais no compartimento de transporte. Questionado, o homem deu versões diferentes: primeiro afirmou que havia comprado os tatus e depois disse que os teria trocado no município de Bom Jesus das Selvas. Ele declarou ainda que a carne seria para consumo próprio.
Segundo especialistas, além de crime, a prática traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Os tatus, por exemplo, podem transmitir doenças como hanseníase e leishmaniose.
O caso foi registrado em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O caminhoneiro deverá comparecer em juízo. Os animais foram entregues ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tiveram como destinação a incineração.