Um padre da Diocese de Floriano, no Sul do Piauí, foi afastado das funções religiosas depois que vídeos íntimos dele com uma mulher passaram a circular nas redes sociais.
Nas imagens, o padre Vinícius José de Madeira Messias aparece abraçando e beijando uma mulher vestida com roupa íntima. Em outra gravação, os dois são flagrados em ato sexual.
Decisão da Diocese
Em nota oficial, a Diocese de Floriano informou que o afastamento é por tempo indeterminado e que o sacerdote está proibido de celebrar missas ou realizar outros sacramentos de forma pública. A medida, segundo o comunicado, tem caráter pastoral e administrativo, com o objetivo de preservar a Igreja, proteger os fiéis e oferecer a devida atenção ao padre.
O texto destaca que o religioso não poderá presidir ou concelebrar a Eucaristia com a participação de fiéis, exceto em situações previstas pelo direito canônico, como no atendimento a pessoas em risco de morte.
A Diocese reforçou que a decisão foi tomada “com espírito de prudência” e visando “o cuidado com o Povo de Deus confiado a esta diocese”.