A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, em parceria com a empresa Cantinho Doce, iniciou nessa quarta-feira (23) mais uma ação voltada à valorização e ao empoderamento feminino: o Curso de Confeitaria, que está sendo ofertado para 30 mulheres inscritas.
“É de grande relevância esta oportunidade que a Prefeitura de Caxias estar dando a estas mulheres. Tivemos mais de 100 inscrições, e é uma oportunidade delas terem esta autonomia financeira, e a vontade de empreender. Este empoderamento feminino é maravilhoso”, disse Maciane Pereira, coordenação de empregabilidade e empreendedorismo.
Durante o curso, as participantes estão tendo a oportunidade de aprender técnicas essenciais da confeitaria, como preparo de massas, recheios, coberturas, montagem e decoração de bolos, doces, trufas e muito mais. Além das habilidades práticas, o curso também aborda noções de higiene, armazenamento e precificação de produtos, oferecendo uma base sólida para quem deseja empreender no ramo da confeitaria.
“Eu não faço para a venda, mas faço bolo para a família. Para mim, é algo que vou complementar meus conhecimentos e quem sabe conseguir uma renda extra. Com este kit vai dá um impulso, principalmente para mim, que sou mãe atípica, não consigo trabalhar fora, e o ramo da confeitaria dá pra fazer na sua própria cozinha”, lembra Aline Rosa, aluna do curso.
“Pode me ajudar muito no mercado de trabalho, para que possa ter uma renda extra, e possa ganhar dinheiro. Eu faço bolo, tem pessoas que encomendam, e faço também lá pra casa, quando tem aniversário”, disse Juliana de Queiróz, aluna do curso.
Ao final da formação, cada participante receberá um kit com utensílios e materiais básicos, permitindo que comecem imediatamente a colocar em prática os conhecimentos adquiridos. A proposta é garantir que essas mulheres possam dar os primeiros passos rumo à autonomia financeira, utilizando a confeitaria como uma porta de entrada para o empreendedorismo.
“O curso foi dividido em dois momentos, 15 mulheres hoje, e 15 mulheres amanhã. O intuito é que este curso continue, porque o objetivo é capacitar o máximo de mulheres possíveis, para que estas mulheres retornem ao mercado de trabalho. Então, quando trazemos um curso como este, é uma oportunidade para que estas mulheres comecem na cozinha de casa. Além da capacitação, elas vão receber um kit de confeiteira, onde vão poder iniciar. E, para elas vai ser muito bom, com este suporte do município”, disse Raylane Dutra, professora.