Um evento de Jogos Escolares resultou em uma briga generalizada, na manhã desta quinta-feira (22), em um ginásio na cidade de Pinheiro, na baixada maranhense.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra jovens e adolescentes fardados, e outras pessoas à paisana, trocando chutes e socos dentro do ginásio esportivo da cidade, onde estavam sendo realizadas as competições.
De acordo com a Comissão Organizadora dos Jogos, os atletas competidores não tiveram participação no caso e a confusão foi causada por espectadores não vinculados às delegações oficiais (veja a nota abaixo).
Segundo relatos de pessoas que estavam no local, no momento da briga não havia seguranças e nem policiamento, apenas um agente da Guarda Municipal estava no ginásio e não pôde conter a confusão.
Após o caso, a Prefeitura de Pinheiro, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a Secretaria de Esportes e a Comissão Organizadora dos Jogos Escolares Pinheirenses 2025 divulgaram, por meio das redes sociais, uma Nota de Repúdio contra o que chamaram de “lamentáveis episódios de desordem e violência”, envolvendo “integrantes das torcidas das escolas estaduais IEMA e do Centro Educa Mais Dom Ungarelli”.
Até o momento, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) ainda não se manifestou sobre o caso.
Na Nota de Repúdio, a Comissão Organizadora dos Jogos afirmou que os atletas competidores não tiveram participação no caso e se mantiveram irrepreensíveis durante a confusão, que foi causada por espectadores não vinculados às delegações oficiais.
A entidade disse, ainda, que a Secretaria de Segurança Pública e a Guarda Municipal “atuaram com presteza e eficácia”, cessando a briga e que não houve registro de lesões corporais e danos materiais significativos. Além disso, os envolvidos na confusão já foram identificados e tiveram seu acesso ao local revogado, sendo proibidos de entrarem no ginásio durante as demais etapas da competição.
Ainda de acordo com a Comissão, a briga foi um caso isolado e que não condiz com os valores institucionais e todas as medidas administrativas foram adotadas para prevenir situações semelhantes no futuro.