Meninas e mulheres assistidas pelo Centro Educacional São Francisco de Assis participaram de roda de conversa, promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Política para as Mulheres, e tratou sobre dignidade menstrual, nessa quarta-feira (02). Na oportunidade, as mulheres puderam esclarecer dúvidas sobre a temática, além de receberem pacotes de absorvente.
A supervisora de Programas Institucionais, Aline Raynara, falou sobre a ação desenvolvida. “A Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres tem o Projeto Saúde Menstrual em Foco, que tem como objetivo trabalhar com mulheres em situação de vulnerabilidade social, referente à dignidade menstrual. Falar sobre isso com mulheres é fundamental. Pela manhã, a gente teve esse momento com meninas e, à tarde, com mulheres assistidas pelo Centro Educacional São Francisco de Assis. Sempre no final dos momentos, a gente tem a entrega dos kits de absorvente, além das rodas de conversa, do bate-papo, das palestras referentes à dignidade menstrual, à saúde íntima e aos tabus que a gente sabe que ainda existem”, frisou.
A ação foi promovida no âmbito do Projeto Saúde Menstrual em Foco, que tem como objetivo educação em saúde, informando sobre higiene menstrual e cuidados com a saúde íntima, além de garantir que meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade tenham acesso a absorventes e aos serviços de saúde.Maria Júlia, coordenadora do Centro Educacional São Francisco de Assis, ressaltou a importância de abordar a temática. “Todas as informações que chegam para as meninas e mulheres, esclarecendo, tirando dúvidas sobre todos esses tabus, é bom. Aqui é uma oportunidade com a nutricionista e a enfermeira, que veio em boa hora, porque toda a informação, toda a formação precisa chegar até nós, mulheres”, disse.
A aluna Daniele Cristina estava atenta ao bate-papo. “É muito bom que as pessoas tragam mais assuntos assim, para também tirar dúvidas das mulheres, que eu sei que elas tiraram várias, e também buscar o conhecimento. Muitas não têm uma boa condição financeira para comprar os absorventes e estão aqui distribuindo”, finalizou.