Bom dia, 03 de Abril de 2025
PUBLICIDADE

Falece aos 93 anos o lendário radialista Elvas Ribeiro, o Parafuso

Publicado em: 28/03/2025 07:23 - Fonte: Difusora News

O radialismo maranhense se despede de um de seus nomes mais proeminentes: José de Ribamar Elvas Ribeiro, mais conhecido como parafuso. O sonoplasta morreu na noite desta quinta-feira (27), em São Luís, aos 93 anos.

Parafuso iniciou sua trajetória nas emissoras em 1953, quando começou a trabalhar na Rádio Timbira. Inicialmente trabalhador de serviços gerais, não demorou a ser chamado por um dos diretores para trabalhar na mesa de som, como operador de rádio.

Posteriormente, o radialista se tornou uma referência em sonoplastia no estado. A competência de seu trabalho lhe rendeu passagens históricas nas rádios Timbira e Ribamar. Além disso, foi um dos fundadores da Rádio Difusora AM.

A qualidade de Parafuso não se limitou ao rádio. No processo de chegada da televisão no Maranhão, seu nome está marcado como um verdadeiro pioneiro. Pela experiência no rádio, Elvas Ribeiro tornou-se o primeiro sonoplasta e um dos fundadores da TV Difusora, a primeira emissora de televisão do Maranhão, em 1963.

Foi na Rádio Difusora que Parafuso protagonizou um episódio marcante do Rádio maranhense: a Guerra dos Mundos. Na ocasião, ele fez parte da sonoplastia da adaptação radiofônica da obra literária que narra uma invasão de marcianos ao planeta. Por mal-entendidos, muitos ludovicenses acreditaram que, de fato, estavam sob uma invasão alienígena, o que gerou fechamento de comércios e até intervenções policiais.

A história foi tão marcante que mais tarde se tornou um livro. O episódio está registrado em detalhes no livro “Outubro de 1971 – Memórias fantásticas da Guerra dos Mundos”, organizado Francisco Gonçalves da Conceição.

“Eu era sonoplasta, fazia os sons dos extraterrestres.Foi muito divertido, mas também muito sério. Fui interrogado pela polícia federal na época. As pessoas se zangaram comigo. Foi um acontecimento”, lembrou Parafuso sobre o ocorrido.

Parafuso atuou por quase 3 décadas em emissoras de rádio e TV maranhenses. Em 2014, publicou o livro “Memórias de um Parafuso”, em que contava as histórias e memórias do tempo que atuou no rádio.

O livro de Elvas Ribeiro foi lembrado em nota de pesar emitida pelo Governo do Estado do Maranhão, que prestou “homenagem, solidariedade e respeito à família, amigos e fãs de Parafuso cujo talento e dedicação marcaram gerações de ouvintes e profissionais do meio radiofônico.”

“O radialista eternizou sua experiência e conhecimento no livro “Memória de um Parafuso”, uma obra que revela os bastidores do rádio maranhense e sua trajetória profissional. O livro se tornou uma referência para aqueles que desejam conhecer mais sobre a evolução do rádio no Estado e a importância desse grande sonoplasta”, diz a nota.

O Grupo Difusora também lamenta a perda do ícone da comunicação maranhense e oferece solidariedade à família e amigos. Reconhece, ainda, seu legado e contribuições para a evolução tanto do rádio como da televisão no estado, bem como a preservação de seu conhecimento para as novas gerações por meio da literatura. Declara também o agradecimento pelos anos de serviços prestados ao Grupo Difusora.

 

PUBLICIDADE

Comentários





Portal Destaque do Maranhão

Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por
c2 tenologia web