Em reunião realizada nessa terça-feira (19), com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), a Coordenação de Atenção Primária e o Programa Saúde na Escola (PSE), a Vigilância Epidemiológica definiu a programação da Semana Municipal de Enfrentamento da Dengue e Prevenção das Arboviroses.
A mobilização faz parte do Plano de Ação para Redução da Dengue e outras Arboviroses lançado pelo Ministério da Saúde. O plano está baseado nas evidências científicas mais atualizadas, novas tecnologias e representa um pacto nacional para o enfrentamento a essas doenças. O objetivo é apresentar ações que serão coordenadas pelo Ministério em estreita parceria com estados e municípios e colaboração de instituições públicas e privadas, bem como de organizações sociais.
“Para diminuir o número de casos e óbitos por dengue, chikungunya, zika e oropouche no próximo período sazonal no Brasil, o Governo Federal lançou o plano de ação para redução dos impactos das arboviroses. Os municípios foram orientados a aderir ao plano, com pontapé com essa semana especial”, diz a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão.
A programação contará com bate-papo com estudantes, visitas domiciliares, ações de comunicação em saúde e atividades lúdicas. “Novamente estamos engajados em lembrar que cuidar dos focos do Aedes é um compromisso de todos, que se cada um cumprir com a sua função e eliminar qualquer possibilidade de criar larvas do mosquito, a gente vai ter muito mais condições de combater as arboviroses”, destaca o coordenador da UVZ, Natanael Reis.