Bom dia, 26 de abril de 2024
PUBLICIDADE

Maranhão chega a 122 casos de Varíola dos Macacos

Publicado em: 04/02/2023 12:12

Conforme o último informe sobre a Varíola dos Macacos, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão (SES-MA), no dia 27 de janeiro, há 122 pessoas infectadas por esta doença, no território maranhense.

Ao todo, 82 casos ocorreram em São Luís, 11 em São José de Ribamar, dez em Imperatriz, nove em Paço do Lumiar, três em Santa Inês, e um caso em Arari, Bacabal, Chapadinha, Coelho Neto, Pindaré-Mirim e Timon.

Em relação à faixa etária, pessoas de 20 a 29 anos representam 54 casos, 30 a 39 anos, 50 casos; 40 a 49 anos, 16 casos; e 50 a 59 anos, dois casos. Do total de 122 casos confirmados, apenas dois são de mulheres infectadas. Há ainda dois casos suspeitos e outros 357 descartados.

Sobre os casos suspeitos, são dois homens, um reside em São Luís e o outro em Paço do Lumiar.

PRIMEIRO CASO REGISTRADO

No dia 10 de agosto de 2022, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) no Maranhão. O caso confirmado foi de um homem de 42 anos, morador de São Luís, com comorbidades e sem histórico de viagem. O paciente ficou internado no Hospital Carlos Macieira (HCM), em São Luís, de responsabilidade do governo do Estado.

O paciente deu entrada no dia 5 de agosto (cinco dias antes da confirmação da SES), no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), na capital, apresentando fraqueza muscular, dor, febre e lesões pustulosas (erupções na pele).

O estado de saúde do paciente era considerado estável. E, na madrugada do dia 6, ele foi transferido para o Hospital Carlos Macieira. Na mesma época, outros três casos suspeitos eram investigados pela SES, mas todos foram descartados, tendo sido confirmado apenas o do homem de 42 anos.

Entre os primeiros casos descartados ainda em agosto de 2022, estava de uma criança de cinco anos, que apareceu com sintomas da doença, após uma avaliação do Ministério da Saúde (MS), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).

Além da criança, o segundo caso suspeito de Monkeypox descartado envolveu um homem de 30 anos, que apresentou sintomas correspondentes à doença. O terceiro caso suspeito aconteceu no município de Balsas, a 810 km de São Luís, e envolveu um paciente de 38 anos, que procurou auxílio médico, após apresentar sintomas da doença e não se enquadrar nos critérios epidemiológicos.

PRIMEIRA MORTE

No dia 23 de novembro de 2022, o Maranhão registrou, na cidade de Imperatriz, a primeira morte pela varíola dos macacos no estado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz, o paciente era um homem de 37 anos, que estava internado em um hospital da rede privada e possuía comorbidades.

No Brasil, O primeiro caso de morte pela doença foi registrado em julho de 2022. O paciente era um homem de 41 anos, que estava internado em um hospital de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

SINTOMAS

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser dor de cabeça, febre, calafrios, dor nas costas e músculos, gânglios inchados, sensação de exaustão, além do aparecimento de lesões e feridas em algumas partes do corpo, após os primeiros dias de sintomas.


Fonte: Jornal Pequeno


Comentários






Portal Destaque do Maranhão



Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.


Desenvolvido por:
c2 tenologia web