Boa tarde, 25 de abril de 2024
PUBLICIDADE

Idosa denuncia ameaça de morte em comunidade quilombola em Matões

Publicado em: 05/12/2022 04:04

Uma idosa, que mora na comunidade quilombola Tanque da Rodagem e São João, na zona rural da cidade de Matões,  denuncia que foi ameaçada de morte por jagunços. A ameaça é resultado de conflitos agrários, que voltaram a deixar um clima tenso na região.

A idosa, que prefere não se identificar, relata que os jagunços falaram em fazer um acordo com os moradores, para eles deixarem a área onde e moram e, caso eles não aceitassem, morreriam.

“Eu tiro o sustento daqui e eu não vou sair daqui. Aí ele (um dos jagunços) disse: ‘se você disser que quer eu vou comprar a terra pra você e lhe dou um documento e você sai, nós queremos uma acordo, não queremos deixar ninguém desagarrado. Se você não quiser sair, nós estamos tirando o acordo, a gente tem outros acordos’. Aí ele fez assim (gesto de arma com uma das mãos), que ele tirava a gente assim, ele matava a gente se a gente não saísse”, conta a idosa.

Essa não é a primeira vez que os moradores da comunidade denunciam ações de intimidação de grileiros. Em agosto deste ano, uma mulher tentou impedir o avanço de um trator que destruía plantações na região e, por pouco, não foi atropelada.

Na comunidade Tanque da Rodagem e São João, muitas famílias tiveram as casas derrubadas por invasores e, com receio de que as ameças se concretizassem, acabaram deixando suas terras e parte da memória ancestral.

Ao todo, 85 famílias vivem no território já reconhecido pela Fundação Palmares. Mas os conflitos na região se arrastam há 9 anos, desde que os quilombolas esperam, na Justiça, a titularidade das terras pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

“A gente tem esse sonho de ver esse território titulado, pra ver se a gente tem um pouco de paz na hora de dormir, na hora de trabalhar. Saber que nossas crianças também não tem o risco de sofrer algum ataque. Porque isso a gente teme por todos aqui dentro do território”, destaca José Orlando, que é representante da Associação dos Quilombolas em Matões.

Por meio de nota, a Superintendência Regional do Incra no Maranhão informou que tem adotado todos os procedimentos estabelecidos pela legislação vigente, com os processos de titulação de comunidades quilombolas no Maranhão.


Fonte: G1 MA


Comentários






Portal Destaque do Maranhão



Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.


Desenvolvido por:
c2 tenologia web