Boa tarde, 24 de abril de 2024
PUBLICIDADE

Maranhense Lourdes Melo tem registro de candidatura ao governo do Piauí indeferido

Publicado em: 27/09/2022 04:31

A maranhense e candidata ao governo do Piauí, Lourdes Melo (PCO), e seu candidato a vice, Cloves José, tiveram as candidaturas indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), nessa segunda-feira (27). Os registros foram indeferidos por causa da perda de prazo para a substituição do candidato a vice-governador.

Por três vezes a chapa trocou o nome do vice durante o processo eleitoral. O primeiro nome foi de Ronaldo Soares, que renunciou no dia 31 de agosto e homologado pelo TRE no dia 10 de setembro, já a segunda candidata a vice foi Grazielle Alves que renunciou no dia 12 de setembro e a renúncia foi homologada no mesmo pelo Tribunal. A data era o último dia para registro de um novo substituto, visto que a Lei Eleitoral determina que essas alterações ocorram até 20 dias antes do pleito eleitoral. 

Porém, o registro de candidatura de Cloves José dos Santos só aconteceu na madrugada do dia 13 de setembro, que segundo o Tribunal já estava fora do prazo.

“O atraso se deve única e exclusivamente ao candidato pelo PCO. E mesmo num primeiro momento demos o parecer pelo deferimento da candidatura ao governo, pela unicidade da chapa, o Ministério Público entende que tem de ser indeferido também”, explicou o procurador regional Eleitoral, Marco Túlio Caminha.

A relatora do processo a juíza Lucicleide também votou pelo indeferimento, argumentando que não houve atraso do tribunal e ainda um zelo por parte da equipe de verificar se havia falha no sistema, o que não aconteceu. Mesmo a ata de convenção do partido ter ocorrido ainda pela manhã do dia 12, a candidatura só chegou ao sistema Candex, nas primeiras horas do dia 13 e, portanto, fora do prazo.

Os candidatos têm três dias para recorrer da decisão. Lourdes Melo e Cloves José ainda não se pronunciaram sobre o assunto. 

Quem é Lourdes Melo?

Apesar de radicada no estado vizinho, o Piauí, há muitos anos, Lourdes Melo é natural da cidade de Pedreiras, no interior do Maranhão. 

Lourdes Melo é educadora física, e militante sindicalista desde a década de 1980. Já foi candidata a prefeita de Teresina por quatro vezes e, nesta eleição, tenta pela quinta vez ser governadora do Estado.

Viralizou

A candidata ao governo do Piauí, se tornou conhecida no país inteiro após sua participação no debate realizado no dia 16 de agosto, pela TV Cidade Verde. É que no momento em que ela deveria fazer uma pergunta a um dos concorrentes, preferiu falar de si própria, foi quando precisou ser interrompida pelo mediador Joelson Giordani.

“Então, gente… a gente vem para um debate desse…”, disse Lourdes, antes de ser interrompida. “A pergunta, por favor, candidata. Para quem a senhora quer fazer a pergunta?”, questionou. Lourdes não aceitou e disse que estava sendo censurada: “Ah, você quer me calar?”. A frase viralizou entre os internautas nas redes sociais.


Fonte: Imirante


Comentários






Portal Destaque do Maranhão



Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.


Desenvolvido por:
c2 tenologia web