Nesta terça-feira (26), a TV Band Caxias (canal 13) afiliada a Rede Bandeirantes, foi fechada pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel por está no ar de forma irregular. Além de não ter autorização da Anatel, a TV clandestina do ex-prefeito de Caxias, Paulo Marinho tem vários processos de ex-funcionários por não cumprir com as leis trabalhistas e não pagar os funcionários. Segundo informações, a emissora estaria em nome de uma pessoa, já falecida de nome Walter.
Com a ordem em mãos, agentes federais da Anatel estiveram nas dependências da emissora, que não tem nem alvará de funcionamento, e fecharam o canal por funcionar como uma TV pirata.
Segundo fontes, a Anatel foi até a TV Band Caxias no dia 15 desse mês para fechá-la, por não ter licenciamento para funiconar, porém, o deputado federal Paulo Marinho Júnior, conseguiu mais 10 dias para tentar regularizar a tv, o que não aconteceu.
A TV está no ar, há mais de 20 anos transmitindo sinal de forma irregular.
Em pesquisa realizada junto ao CNPJ da empresa que operava a TV, Sistema Veneza de Comunicação, na Receita Federal, tal documento nem existe mais, ou seja, a TV ainda estava lesando os clientes por não emitir nota fiscal aos mesmos, como determina a lei fiscal.
A Rádio Veneza FM 102,3 e a TV Cidade canal 5, Afiliada a Record TV , em Caxias, que pertencem ao ex-deputado, Paulo Marinho, estão sendo também investigadas pela Anatel. A Rádio Veneza FM não tem concessão e nem outorga para funcionamento, ela deixou de existir já há alguns anos, por falta de pagamento das taxas exigidas pelo Ministério das Comunicações, como consta no site da FISTEL.
Já a TV Cidade, também não tem licenciamento nem outorga para operar e também está sendo alvo investigações por fraude documental.
As iregularridades não param por aí, a Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI, que também pertence a Família Marinho vem enfrentando dias difíceis. Com salários de professores e demais funcionários atrasados desde 2021, alunos fazendo protestos nas redes sociais para retornar às aulas e receberem os seus diplomas.