Bom dia, 24 de abril de 2024
PUBLICIDADE

Mulher consegue aposentadoria após 50 anos de trabalho rural em Apicum-Açu no Maranhão

Publicado em: 01/07/2022 11:57

Essa semana, o vídeo de Ana Maria Mendes, de 55 anos, recebendo a notícia de sua aposentadoria após 49 anos de trabalho na roça, viralizou em todo o país. Nas imagens compartilhadas em uma rede social pelo seu advogado, Alexandre Pereira, Ana Maria não segurou a emoção ao saber que havia conquistado a tão sonhada aposentadoria. O caso aconteceu em Apicum-Açu, município localizado a 301 km de São Luís, onde Maria vive em uma comunidade quilombola.

O vídeo, gravado por câmeras de segurança do escritório de Alexandre, mostra Ana acompanhada da filha, que era responsável por receber as informações e respostas do processo administrativo. Após Alexandre entregar uma sacola com um presente de aniversário e dar a notícia da aposentadoria, Ana vai às lágrimas e abraça o advogado. A cena comovente acumula quase 130 mil visualizações em uma rede social.

A história de luta

Desde os seis anos de idade, Ana trabalhava com atividades ligadas ao campo, como plantações de alimentos, produção de farinha e capinagem. Analfabeta, ela começou a trabalhar muito cedo para ajudar financeiramente a mãe. Após criar nove filhos sozinha e trabalhar 49 anos na roça, Ana desejava um descanso que só poderia ser concedido pela sonhada aposentadoria.

Alexandre conta que, após a trabalhadora não conseguir obter o benefício por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde realizava contribuições mensais como lavradora, a filha de Ana o procurou e explicou a situação da mãe.

“A filha dela, que foi a única que terminou o ensino médio e atualmente cursa pedagogia, buscando ter um destino diferente da família, ficou sabendo através de uma prima, que já tinha feito salário-maternidade com o escritório, veio primeiro conversar comigo e explicar a situação da mãe dela”, explica Alexandre.

O abraço de gratidão

Segundo Alexandre, quando Maria “quebrou o protocolo” e o abraçou, ele ficou sem reação. “Fiquei muito surpreso porque no interior o advogado tem uma certa imagem que é inacessível, tem uma figura de autoridade, e geralmente as pessoas têm um grande respeito. Quando ela quebrou o protocolo, fiquei sem reação. Mas depois que recebi aquele abraço de gratidão, percebi que eu estava no caminho certo, porque ela poderia ser só mais uma cliente, mas, para ela, sou uma pessoa que contribuiu para mudar uma parcela da vida dela”, disse.

De início, o advogado compartilhou o vídeo apenas com seus dois sócios da cidade de São Luís, mas após ser incentivado por eles e outros amigos, resolveu publicar o registro em sua rede social. Para Alexandre, a viralização do vídeo contribui como algo positivo e motivacional no cenário da advocacia.

“Fiquei temeroso [em publicar o vídeo], porque poderia ser interpretado como publicidade, algo que o código de ética da OAB veda expressamente. Mas quando o vídeo viralizou, para minha surpresa, a grande maioria dos advogados do Maranhão e diversos Estados estavam me dando os parabéns pela atitude. Isso está contribuindo diretamente para a advocacia como algo positivo e motivacional”, concluiu Alexandre.


Fonte: G1 MA


Comentários






Portal Destaque do Maranhão



Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.


Desenvolvido por:
c2 tenologia web