Caxias

1º torneio de Baladeira é realizado em Caxias

18/10/2021 16:34

Os competidores foram atraídos não só pela diversão e lembranças da infância, mas também pela premiação que teve Capão, Porco e Bode para os primeiros colocados

Um objeto feito de madeira em formato de "Y" com tiras elásticas e um suporte de couro, a Baladeira é um dos símbolos do nordeste, criado inicialmente como objeto de caça para os adultos, nas mãos das crianças ganhava um outra finalidade, servia como brinquedo artesanal para testar habilidades de mira e coordenação motora. Com o passar dos anos e a facilidade dos jogos eletrônicos, a pratica da baladeira foi se perdendo com o tempo, mas sempre nas lembranças de quem teve na infância essa diversão.


Em Caxias no ultimo domingo (17), pais tiveram a oportunidade de mostrar a seus filhos, como eles se divertiam no passado, através do 1º torneio de Baladeira, promovido por uma página de esportes na internet, que tem um projeto de resgate as brincadeiras que fizeram a diversão de milhares de pessoas há décadas. "Vimos que era uma ideia muito bacana, a zona rural de Caxias e até cidades vizinhas já tinham realizado um evento como esse, é uma diversão é uma brincadeira saudável, uma forma de resgatar brincadeiras da infância de muita gente, então resolvemos trazer para o nosso município", destacou o criador e organizador da página Podium Sport Mais, Vanderley Araújo.


Os competidores foram atraídos não só pela diversão e lembranças da infâncias, mas também pela premiação que chamou atenção e reforça o objetivo do evento de resgatar a cultura interiorana. "Resolvemos premiar o terceiro colocado com um Capão (franco caipira) segundo lugar um Porco e para o grande ganhador um Bode", destacou Vanderley Araújo, organizador.


O torneio foi transmitido ao vivo pelo Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=wkTE7V8L6ww&t=6177s ) pessoas de várias partes do Brasil puderam matar um pouco da saudade pelas imagens, o evento atraiu vários espectadores no Parque da Cidade, local escolhido para reunir os amantes da brincadeira.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil ao lado de sua filha Amanda Gentil, também entraram na diversão. "Estou aqui relembrando um pouco da minha infância e agora como gestor público estou apoiando, afinal Caxias merece eventos assim", disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.


"É o primeiro mas não é o último, a prefeitura vai fazer questão de apoiar, não só esse torneio, mas todas as outras atividades esportivas, isso gera diversão e qualidade de vida", relatou Amanda Gentil, secretária municipal de governo de Caxias.

O torneio durou a manhã toda de domingo, reunindo famílias inteiras e conseguindo o objetivo de resgatar a pratica de baladeira, uma brincadeira antiga que virou uma competição saudável. "Eu adorei , esse resgate desse brincadeira saudável, adorei trouxe toda a minha família", falou Luzilene Silva, que foi contemplada com uma torre de Chopp, através de sorteio para as pessoas que estavam acompanhando.

O primeiro lugar ficou com "Zazá" que apesar da falta de pratica devido o tempo, não perdeu habilidade e levou o prêmio maior. "Me inscrevi em um dia antes do torneio, foi uma disputa acirrada, foi difícil, mas consegui o primeiro lugar. Parabéns a Podium Sport Mais, por resgatar essa brincadeira e mostrar para as novas gerações a Baladeira e quem sabe motivar a sair um pouco dos jogos eletrônicos", destacou o ganhador.

Confira a relação dos ganhadores:

1º Márcio Henrique - ganhou o Bode

2º Deusivan Andrade - ganhou o Porco

3º Natan Silva - ganhou o Capão



Fonte: redação Portal Destaque do Maranhão, Renata Santos



Comentário




Copyright © Portal Destaque do Maranhão

Desenvolvido por: