Boa noite, 19 de abril de 2024
PUBLICIDADE

Muro de contenção da encosta do Morro do Alecrim começa a ser construído

Publicado em: 30/11/-0001 12:00

Os trabalhos de construção de um muro de contenção da encosta do Morro do Alecrim já estão em andamento. Nesse fim de semana, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, acompanhado do deputado estadual Adelmo Soares e do secretário municipal de Infraestrutura, Murilo Novais, esteve no local vistoriando a obra.

“Esta é mais uma obra com recursos próprios. Agora o trabalho está sendo realizado para que no prazo de 30 a 60 dias a obra esteja concluída. Uma obra que vai dar segurança à comunidade e vai deixar o local mais belo, porque nós vamos construir aqui um jardim vertical”,explicou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“O prefeito Fábio Gentil tem feito uma administração muito enxuta, tendo recursos para fazer uma obra tão importante. Dificilmente algum prefeito realiza obras com recursos próprios. Esta obra é de importância cultural e de segurança, porque aqui é uma área de risco. Quero parabenizar ao prefeito por ajudar Caxias economizando os recursos”, frisou Adelmo Soares, deputado estadual.

O deslizamento da encosta de parte do Morro do Alecrim ocorreu no final do mês de março de 2018, no período chuvoso, e chegou a destruir parte de uma pizzaria. De lá para cá, a via do entorno ficou interditada pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para as devidas avaliações técnicas. Orçada em R$ 328 mil reais, com recursos próprios, a obra vai utilizar o que há de mais recente em tecnologia de construção, permitindo agilidade e segurança no trabalho realizado, a fim de que no prazo máximo de 60 dias a obra seja entregue aos caxienses.

“Estamos trazendo uma construção inovadora na engenharia. É uma contenção que se faz de maneira rápida, econômica e segura. Mesmo com chuva, a gente vai trabalhar! A empresa trabalha com proteção para os trabalhadores e para o serviço que vai sendo executado. Logo depois, vamos fazer a recuperação desta pista de rolamento para liberar essa via do Morro do Alecrim”, destacou Murilo Novais, secretário municipal de Infraestrutura.

“É uma obra de contenção de encosta, é um processo que está no Brasil há mais de 20 anos, onde a gente trabalha intertravando o solo com geogrelhas. Os blocos terrais têm uma capacidade de drenagem pra evitar que haja saturamento de água e venha a romper futuramente. Então é uma técnica que fornece segurança”, ressaltou Isaac Mendes, responsável pela obra.


Fonte: Bruno Sousa/ Direto da Redação com informações do Portal Guanaré


Comentários






Portal Destaque do Maranhão



Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.


Desenvolvido por:
c2 tenologia web